sábado, 11 de agosto de 2012

Despedida da Venezuela

O dia chegou! O dia de me despedir! Hoje foi um dia triste e feliz ao mesmo tempo!
Nos reunimos como sempre fizemos durante esses quase dois anos e me senti a pessoa mais feliz do mundo por ter tido a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais, que mudaram meu mundo e me maracaram pra sempre! E triste, em saber que tenho que seguir e abrir mão da compania de cada um!
O que era ansiedade virou angústia, pois foi uma despedida com o coração partido e muitas lágrimas!
Assim foi a semana... longa e difícil! Pensar que aqui fiz amizades verdadeiras, conheci pessoas cultas, inteligentes, amáveis, batalhadoras, sofridas... porém sempre cheias de carinho!
Sem dúvida nenhuma esse país nos deu o maior tesouro que se pode ter, a riqueza em poder nos conhecer como pessoa e reconhecer nosso papel pelo mundo! Aqui aprendemos a superar as dificuldades, a tolerar os intoleráveis, a briblar os problemas sociais, a conviver com a excassez, a viver na segmentação, praticamos o valor da vida simples ainda que gozando das vantagens do expatriotismo, a nos unirmos e nos amarmos ainda mais como família, a vencer nossos medos, a conviver com a angústia e a sufocar a saudade e principalmente... a se entregar a tudo o que de melhor podemos extrair das adversidades!

Não posso dizer que esse seria um adeus e sim um até mais, não tenho mais a intenção de viver aqui novamente, assim, do país me despeço e agradeço por tudo que aqui vivemos, mas quero poder abraçar e sentir novamente o carinho das pessoas queridas que aqui vão ficar! Levarei no meu coração, tudo... cada momento feliz, cada ombro amigo, cada gesto de carinho entre nossos filhos, cada lágrima sentida por todas as despedidas que presenciei e que agora vivenciarei! Mas, me vou, porém com a grande certeza de que essa, foi a experiência mais rica de nossas vidas! Que aqui fiz amigos pra vida inteira e que muitos deles já voltaram a meu país, que se tornaram parte de um pedaço de mim e que lá me esperam! 
Minha volta, ainda que planejada e almejada, não será completa! Vou ter que deixar aqui o homem que eu amo, que me trouxe muitas alegrias, que compartilhou comigo as dificuldades e os problemas, mas que me mostrou que o melhor caminho é o amor e a união! Que quando temos um objetivo, não há obstáculos a atingir sim a superar, com calma, com cautela, com determinação e foco! Agradeço a Deus por tê-lo em meu caminho, sempre em busca da nossa felicidade e bem estar, sempre companheiro, bom pai e um maridinho lindo! Por tudo que ele nos representa, volto para dar início a nossa nova vida, nosso novo lar, nossos sonhos e projetos com muito amor e dedicação, que sempre foi a força motriz das nossas vidas! Tenho certeza que esse período será difícil tanto para ele quanto para mim, mas nossos alicerces sempre foram fortalecidos pelos mesmo ideais e juntos sempre vamos estar!  
Dessa vez, meu país ganha agora uma outra Ana, uma pessoa renovada, mais madura, mais segura, mais flexível, mais sensível e muito, mas muito mais brasileira do que antes! Volto com orgulho e com o coração pleno de que meu país é grande, que a ele pertenço e que é nele que serei feliz! Ainda que, com todos seus problemas e imperfeições, é como um pai... que abre suas portas para seu filho e o acolhe, por mais pobre, fraco, de terceira ou quinta, mas que basta seus braços grandes e abertos, para nos acalmar e seguir no aconchego do nosso humilde e verdadeiro lar! Saudades... sempre, eu sei! Sempre! Enfim... do que vivemos, do que ainda vamos viver, vai ser sempre assim! O que desejo é que todos que cruzaram meu caminho sejam felizes! Assim como eu fui e prometo que vou continuar sendo, tendo como lembrança esses quase dois anos que vivemos aqui! Alicia, Elenice, Bárbara, Maria, Adriana, Thaísa, Karine, Fabiana, vcs fizeram minha história aqui, uma história muito feliz! Obrigada a todos! Brasil... estamos a caminho... Hasta luego!